A Secretaria

Em harmonia com a política nacional de saúde A Secretaria Municipal da Saúde é o órgão do Poder Executivo Municipal responsável pela elaboração e implantação de planos, programas e políticas públicas voltadas para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde na cidade de Gravataí-RS, sempre norteada pelos princípios da universalidade, equidade e integralidade no atendimento ao usuário, reconhecendo a saúde como direito fundamental do ser humano.

É função da Secretaria dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população da cidade de Gravataí, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao munícipe.

Organograma da Secretaria

Responsável: Moises Antônio Rodrigues Pacheco, telefone 51 - 3600-7195, e-mail [email protected].

Responsável: Ana Maria Lizah Muller, telefone 51 - 3600-7207, e-mail [email protected].

Responsável: Leandro André Vieira Olsson, telefone 51 - 3600-7184, e-mail [email protected].

Responsável: Carmem Eliane da Silva Matos, telefone 51 - 3600-7201, e-mail [email protected].

Responsável: Paulo Roberto de Oliveira Alves, telefone 51 - 3600-7197, e-mail [email protected].

Responsável: Ivanir Roberto dos Santos Oliveira, telefone 51 - 3600-7196, e-mail [email protected].

Responsável: Leandro Monteiro Borba, telefone 51 - 3600-7205, e-mail [email protected].

Responsável: Carla Rejane da Costa, telefone 51 - 3600-7204, e-mail [email protected].

Responsável: Carla Rejane da Costa, telefone 51 - 3600-7204, e-mail [email protected].

Responsável: Alessandro Rodrigo Lindner, Telefone 51 - 3600-7209, e-mail [email protected].

Responsável: Ana Maria Fiametti Lutz, Telefone 51 - 3600-7211, e-mail [email protected].

Responsável: Ana Maria Fiametti Lutz, Telefone 51 - 3600-7211, e-mail [email protected].


Secretário: Régis Fonseca Alves

Atenção Básica



  • USF Águas Claras
  • USF Barro Vermelho
  • USF Breno Garcia
  • USF Cohab C
  • USF Granville
  • USF Itacolomi
  • USF Itatiaia
  • USF Morungava
  • USF Neópolis
  • USF Nova Conquista
  • USF Princesa Isabel
  • USF Santa Cecília
  • USF São Marcos
  • USF São Vicente
  • UBS Bonsucesso
  • UBS Centro
  • UBS Cohab A
  • UBS Cohab B
  • UBS São Geraldo
  • UBS Vera Cruz
  • UBS Vila Branca

Atenção Especializada

A Atenção Especializada do Município de Gravataí conta com dez centros especilizados de saúde, com o fito de prestar assistência e serviços inerentes aos Ciclos Vitais, Redes de Saúde e ações transversais.

Diretrizes

Promover e garantir o acesso com qualidade, consolidando as Políticas de Atenção Integral em Saúde;
Construir e organizar as Redes de Atenção à Saúde (RAS) a partir do fortalecimento da atenção básica;
Promover a integralidade, equidade, continuidade e resolutividade do cuidado ;
Articular ações intersetoriais e transversais em saúde.

Unidades dos Serviços Especializados

Serviços de Urgência Emergência

Unidades de Atendimento

UPA - 24h

PAM - 24h

Central de Ambulâncias

SAMU - 192

Hospital Dom João Becker

VIEMSA


A Vigilância em Saúde integra a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador; analisa as situação de saúde de grupos populacionais; identifica e gerencia os riscos dos diversos ambientes do convívio humano; planeja a saúde com enfoque estratégico-situacional; organiza tecnologicamente o trabalho em saúde; atua na prevenção das doenças e agravos, bem como promove, recupera e reabilita a saúde de grupos populacionais, em suas dimensões coletivas e individuais.

Conforme Parágrafo 2º do Artigo 5º da Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990, Vigilância epidemiológica é definida como um “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.

Lista Nacional de Notificação Compulsória

A Vigilância em Saúde do Trabalhador visa à promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.

A Vigilância Ambiental em Saúde consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

O Parágrafo 1º do Artigo 6º da Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990, preleciona que a vigilância sanitária forma-se por um "conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde".

Legislação



Assistência Farmacêutica

Farmácia Municipal

Dispensa medicamentos da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos), com atendimento de segunda a sexta, das 8h e 30min às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, na Av. Brasil, 1150 - Barnabé, Gravataí - RS, 94150-000, Telefone 51 - 3600.7671 E-mail: [email protected]

Farmácia Estadual

Dispensa medicamentos solicitados por processo administrativo. As listas do componente especializado e especial do estado estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Saúde: http://www.saude.rs.gov.br/medicamentos, com atendimento de segunda a sexta, das 8h e 30min às 17h, na Av. Brasil, 1150 - Barnabé, Gravataí - RS, 94150-000, Telefone 51 - 3600.7673.

Diretrizes

A Assistência Farmacêutica é uma Política de Saúde garantida pela Lei 8080/90 em seu artigo 6º e pela Política Nacional de Medicamentos (PNM) de 1998, que constituiu um dos elementos fundamentais para efetiva implementação de ações, capazes de promover a melhoria das condições da assistência a saúde da população.

A Assistência Farmacêutica do município de Gravataí tem por objetivo qualificar os serviços de saúde com ações voltadas ao uso racional de medicamentos, à promoção, proteção e recuperação da saúde dos usuários do SUS, tanto individual, quanto coletiva.
A Assistência Farmacêutica no município está organizada e atuando na rede de saúde para atender os usuários, nos seguintes locais:

Relação de Medicamentos